Dia a Dia Cristão agora é site, acesse:
dia-a-dia-cristao.com.br

Ezequiel 47: 1- 12

..."1 DEPOIS ....casa, e eis que saíam águas por debaixo do umbral da casa para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas desciam de debaixo, desde o lado direito da casa, ao sul do altar. 2 E ele me fez sair........ e eis que corriam as águas do lado direito. 3 E saiu aquele homem......., e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos. 4 E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos. 5 E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar. 6 E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio. 7 E....., eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado. 8 Então disse-me: Estas águas saem ............, as águas tornar-se-ão saudáveis. 9 E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.  11 Mas os seus charcos e os seus pântanos não tornar-se-ão saudáveis; serão deixados para sal. 12 E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio."...

MENSAGEM: Na sua visão Ezequiel vê um rio vivificador que sai do Templo. A medida que o rio avança, vai aumentando em profundidade e largura (vv.2-5), levando vida e progresso por onde passa (vv.9-12). O rio deságua no Mar Morto e lhe dá vida em lugar de morte(vv.8,9). O propósito do rio é comunicar vida abundante, da parte de DEUS, à terra e seus habitantes(v.12).
  • Esse rio é semelhante ao rio que fluía no Jardim do Éden(Gn2:8-10), e ao rio da vida, da Nova Jerusalém ( Ap22:1,2), que flui do Trono de Deus;
  • Esse rio também é semelhante ao que JESUS mencionou:  "Quem crê em mim, como diz as Escrituras, rios de água viva correrão do seu ventre(João7:38). Essa "água viva" é o Espírito Santo e as bênçãos de vida que Ele veio trazer.